“Fazer o bem e ser humilde são os atos mais belos da vida” por Genival Matias

Genival Matias de Oliveira nasceu em Juazeirinho, destacando-se na vida profissional atuando na área judicial e na política. Começou como promotor de Justiça, atuando nas comarcas de Conceição e Umbuzeiro, na Paraíba. Depois atuou no Rio Grande do Norte e na Bahia. Tornou-se um renomado Juiz Federal, onde Em 1984 assumiu a 1ª Vara da Justiça em Pernambuco. Esse homem foi Dr. Genival Matias de Oliveira, bacharel em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi Juiz Federal dos estados da Paraíba, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde chegou a ser membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foi Promotor de Justiça de diversas comarcas. Além disso, advogou com maestria durante décadas. foi também professor do curso de Direito da UNIPÊ logo que a universidade foi fundada e mais tarde, de 1991 a 1994. 

Em 1959, ainda muito jovem e recém-formado em direito, candidata-se ao cargo de prefeito, no primeiro pleito eleitoral do recém-criado município de Juazeirinho. Obteve uma votação extremamente expressiva, mas não foi o vitorioso. Assim, decidiu se dedicar a inda mais a área jurídica, onde na sua carta de agradecimento e de despedida dos Juazeirinhenses afirmou o seguinte: Partirei amanhã com destino ao Vale do Piancó, irei continuar na advocacia, lutando pela liberdade dos outros para tornar maior minha própria liberdade, – Conterrâneos, o vosso soldado ainda está de pé, continuo com a mão estirada para servir a minha terra, fazendo tudo o que puder pelo seu povo.     
 Abdicou de várias oportunidades de ascensão profissional, por amor a Juazeirinho, onde em 1988 retorna para concretizar o projeto de 1959. Seu povo nele sempre confiou por diversas vezes em diversos pleitos, sendo sempre correspondido com dedicação e dignidade. Portanto, Dr. Genival nunca abandonou os projetos políticos, pensando a cima de tudo em servir, nunca em servir-se. Jamais alguém o procurou que não encontrasse um ponto de apoio, uma palavra de conforto, um gesto de solidariedade. Dr° Genival Matias identificava-se com as gloriosas tradições da cidade de Juazeirinho, agigantava-se em defesa dos interesses maiores de sua terra e de sua gente. Sua vida se projetou como um exemplo para as novas gerações. Suas virtudes se estampavam até no seu jeito cativante de atender a ricos e pobres, pois para ele não importava a classe social, ou seja, todos eram acolhidos de forma igualitária. Modelo de cidadão, realizador, de amor à família, aos amigos e à terra.
Um político íntegro. Na minha convivência com Dr. Genival, pude conferir as qualidades incomuns de um homem público que pode servir de exemplo para hoje e para as gerações futuras. Ele era um líder nato. O povo tinha confiança nele, tanto a elite como a classe mais humilde. Com a sua morte, ficou o grande vácuo de sua liderança, em decorrência, principalmente, de sua aproximação com o povo. Figura exponencial na vida política, cultural e social de Juazeirinho. Personalidade forte, arrojado em suas iniciativas, amigo sincero, grandioso espírito de servir a sua terra, que jamais o esquecerá pelos relevantes serviços prestados, principalmente aos menos favorecidos. Sua vida foi uma constante preocupação pela causa de nossa terra. Admirável o desejo de divulgar a história e a cultura de Juazeirinho, de construir escolas e ampliar a educação do seu povo.
Com Antônio Batista 
Tecnologia do Blogger.