Membros do Conselho Tutelar são empossados sem capacitação

A solenidade de posse dos novos 5 membros do Conselho Tutelar aconteceu na manhã de ontem no fórum de Juazeirinho, Conselheiros não passaram por capacitação que ficou para a próxima semana. 

A principal característica do Conselho Tutelar é o fator de sua composição, cinco membros escolhidos pela comunidade com o objetivo de zelar pelos direitos da criança e do adolescente e sem ser necessário ter capacitação para candidatura, o Conselheiro Tutelar, na maioria das vezes não é um técnico.

Por isso é de fundamental importância a capacitação dos conselheiros eleitos, "necessidade fundamental". 

"Não basta pra o Conselheiro Tutelar conhecer a realidade da comunidade, estar envolvido em programas, projetos e movimentos sociais. É necessário muito mais que boa vontade. É preciso conhecimento! Isso para que, de fato, os direitos de nossas crianças e adolescentes sejam garantidos."  destacou Luciano Betiate Consultor dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os 5 conselheiros tutelares eleitos em Outubro de 2015, Tânia Ananias, Assis Brandão, Coca, Marcinha e Chico, em solenidade realizada no Fórum de Juazeirinho foram empossados para os próximos 4 anos de gestão, detalhe; sem a capacitação questionada pela população. 

Nossa equipe conversou com Tânia Ananias, ela destacou que não houve a capacitação com um profissional da área, "o presidente do CMDCA Júnior Romão e o prefeito Jonilton Fernandes, prometeram e que possivelmente na próxima semana a capacitação seja oferecida" pontuou Ananias. 


O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA também falou com nossa equipe e disse que o capacitador George Bonifácio, de Natal adoeceu e teve que adiar a vinda a Juazeirinho, Júnior destacou que só tem de novata Tânia, os outros 4 conselheiros já tem mandato oque facilita o trabalho.  

Ananias falou da felicidade de está efetivamente no Cargo, disse que o momento agora é de trabalho, disse que a hora é de buscar um conselho tutelar Eficaz. 

Com Juazeiro FM.