Saúde de Santo André realizará evento sobre Combate a Hanseníase

Uma ação irá comemorar na quinta-feira (28), o Dia Mundial de Combate a Hanseníase em Santo André. 

A atividade tem o objetivo de promover o diagnóstico precoce e informar a população sobre o tratamento da doença.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o evento acontece a partir das 8h, no auditório da Secretaria de Saúde.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no en¬tanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.

A doença tem cura e o tratamento é oferecido pela rede pública. O uso de antibióticos via oral é um meio para combater a bactéria. Diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais, por prevenir seqüelas como cegueira e dormência de membros. Assim que iniciado, o portador deixa de transmitir a doença. No entanto, familiares e pessoas próximas a um doente também devem procurar uma unidade básica de saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família.

Rosenildo Alves, Secretário de Saúde diz que informar a população sobre os cuidados é de grande importância haja vista que população informada é cidadão consciente.

A ação acontece e tem como público alvo a população do município, e os profissionais da Saúde, e terá como coordenador e palestrante o médico Drº Luciano Aguiar e da Enfermeira Drª Lamara Matias.

Secom