Deputado Genival Matias aniversaria neste domingo


O deputado Estadual, Genival Matias e presidente do PTdoB paraibano, aniversaria neste domingo (19).

Filho do juiz Federal e ex-vice-prefeito de Juazeirinho entre 2001 e 2004, o saudoso Genival Matias de Oliveira, "Genivalzinho", como é conhecido em sua terra, Juazeirinho, é conhecido nos bastidores da política paraibana como um exímio articulador.

Discreto e habilidoso, ele começou a se destacar na política do Estado quando assumiu a presidência do PTdoB em 2009 e, em poucos meses, fortaleceu a legenda, filiando diversas lideranças.

Em 2010, se candidatou a deputado Estadual e surpreendeu ao ficar entre os 36 eleitos.

Porem perdeu o mandato em março de 2013 após o TRE fazer nova contagem dos votos e acrescentar os escrutínios de Bado Venâncio e o coeficiente aumentar, entrando em seu lugar Carlos Dunga.

Mas Genival perseverou e, em 2014, conseguiu se eleger e o PTdoB ainda fez outro parlamentar: Inácio Falcão.

Genival também foi um dos articuladores para as eleições da mesa diretora da Assembleia Legislativa, que colocou Adriano Galdino (PSB) no comando da Casa de Epitácio Pessoa no primeiro biênio e Gervásio Maia (PSB) no segundo.

Agora, ele recebeu uma missão especial do governador, Ricardo Coutinho (PSB) que é articular para levar a prefeitável Cida Ramos (PSB) ao segundo turno na capital paraibana.

Sobre o PTdoB, Genival disse ao helenolima.com que a legenda terá 36 candidaturas competitivas a prefeito na Paraíba e que espera eleger ao menos 10 prefeitos nas eleições de outubro.

Heleno Lima
Tecnologia do Blogger.