Semana Nacional de Conciliação começa e deve ter 610 audiências na Paraíba


Começou nesta segunda-feira (21) e segue até a sexta-feira (25) na Paraíba, a Semana Nacional de Conciliação. De acordo com a Justiça Federal na Paraíba (JFPB), no estado, 610 audiências de conciliação estão agendadas para acontecer no edifício sede do órgão em João Pessoa e em subseções judiciárias nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Sousa, Monteiro e Patos.

Segundo o diretor do Núcleo Judiciário do JFPB, Marconi Araújo, o objetivo das audiências é solucionar, de maneira pacífica, a maior quantidade possível de ações judiciais. No total, estão agendada 200 audiências em João Pessoa, 93 em Campina Grande, 24 em Guarabira, 204 em Sousa, 40 em Monteiro e 49 em Patos. Vão ser julgados processos envolvendo a Caixa Econômica Federal, benefícios previdenciários, entre outros.


“A audiência é feita com a presença de um conciliador, certificado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o resultado homologado pelo Juiz Federal, coordenador do núcleo”, explica Araújo. A conciliação é um método de solução de conflitos que promove a pacificação social e possibilita que as partes entrem em acordo por meio do diálogo, o que auxilia na redução do número de processos judiciais.

De acordo com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), durante a semana também acontece em João Pessoa o mutirão DPVAT. “O mutirão contará com mais de 2 mil processos, e a meta é que possamos atingir índices superiores a 80% de conciliação”, diz o desembargador Leandro dos Santos, diretor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do tribunal.


As audiências do mutirão DPVAT acontecem na Vila Olímpica Parahyba, na Rua Desportista Aurélio Rocha, SN, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. A atividade vai ter a participação das Comarcas de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Alhandra, Lucena, Pedras de Fogo, Mamanguape, Pilar, Sapé, Rio Tinto, Caaporã, Mari, Itabaiana, Gurinhém, Araçagi, Jacaraú, Guarabira, Alagoinha, Pirpirituba, Alagoa Grande, Belém, Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova, Belém, Serraria, Bananeiras e Solânea.
G1 Paraíba