Genival Matias visita obras da Transposição ao lado do governador e reúne prefeitos da região


O deputado estadual Genival Matias (PTdob) acompanhou a comitiva de deputados e secretários estaduais que, ao lado do governador Ricardo Coutinho (PSB), visitou, nesta sexta-feira (3), as obras no eixo leste da transposição do rio São Francisco. Na ocasião, o parlamentar reuniu prefeitos e aliados da região que comemoraram a chegada das águas.

A caravana foi recepcionada no aeroporto de Monteiro e seguiu para o município de Sertânia, em Pernambuco, onde está localizada a estação de bombeamento EBV6. Em seguida, o governador, auxiliares e deputados visitaram o Açude Poções, em Monteiro, encerrando a programação na Barragem de Camalaú, no mesmo município.

“Reuni nossos prefeitos aliados e lideranças da região que queriam agradecer pessoalmente ao governador pela execução das obras complementares que possibilitam a chegada das águas da transposição nessas cidades. O Governo executou um conjunto de obras hídricas completo com objetivo de otimizar a distribuição e o atendimento ao maior número de pessoas possível para desfrutar ao máximo da chegada das águas do São Francisco”, destacou Genival Matias.

As obras

As águas da transposição do Rio São Francisco estão chegando na Paraíba pelo Eixo Leste, e a ele interligado está o Canal das Vertentes Litorâneas (Acauã-Araçagi), considerada a maior e mais importante obra hídrica da história da Paraíba. A obra tem orçamento de R$ 1 bilhão e vai beneficiar mais de 600 mil habitantes de 38 municípios paraibanos, incluindo irrigação de 16 mil hectares. Dividida em três lotes, a primeira etapa tem 42 km de extensão e vai atender os municípios de Itatuba, Mogeiro, Itabaiana e São José dos Ramos, será concluída já em junho de 2017.