Assembleia Legislativa e Câmara de João Pessoa realizam homenagem ao centenário do Lions Clube


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizaram na noite desta quinta-feira (8) uma Sessão Especial conjunta na Fundação Casa José Américo de Almeida, para comemorar o centenário do Lions Clube Internacional.
A homenagem foi proposta pelo deputado Estadual Genival Matias (Avante) e pelo vereador da Capital, Humberto Pontes (Avante), contando com a participação do deputado Janduhy Carneiro (Podemos). Na sessão solene, foi entregue o Título de Cidadão Pessoense ao empresário Francisco Fabrício de Oliveira Neto, diretor internacional da organização.
Fundado nos Estados Unidos em 07 de Junho de 1917, o Lions Clube atua no Brasil desde o início da década de 1950 oferecendo diversos serviços para a comunidade.
A história do Lions Clube na Paraíba começa em 1954 com a fundação da sede de João Pessoa, no centro da Capital. No ano seguinte, também foi fundado um dos clubes no centro de Campina Grande. Atualmente, o Lions Clube está presente em diversas cidades da Paraíba e, os 22 clubes filiados, mantém uma agenda constante de assistência social a comunidade.
Genival Matias, que presidiu a sessão, destacou a importância do Lions. “É indiscutível a importância do Lions Club Internacional na esfera social em termos de Brasil. E, através dessa sessão especial, estamos demonstrando nosso reconhecimento a dedicação dessas pessoas abnegadas em busca de dias melhores para os seus semelhantes, de forma muito generosa e fraterna”, declarou Genival.
O deputado Janduhy Carneiro, membro do Lions, parabenizou o trabalho desenvolvido pela entidade na Paraíba. “Sempre que um Lions Clube se reúne os problemas ficam menores. E as comunidades ficam melhores. Isso acontece porque oferecem ajuda onde é necessário, em nossas comunidades e em todo o mundo, com integridade e energia inigualáveis”, disse o parlamentar.
O vereador Humberto Pontes (Avante), também autor da propositura que resultou na Sessão Especial conjunta, é um integrante do clube, chamado de “Leão”. Ele destacou a importância do centenário do Lions. “Para nós, enquanto Clube, é um momento de muita alegria e honra a oportunidade de completar 100 anos no mundo e 63 anos em João Pessoa com ações em prol das pessoas menos favorecidas”, explicou Humberto Pontes.
Entre as ações promovidas pelo Lions Clube está a campanha permanente de saúde da visão, que mantém um banco de óculos para a comunidade, além de oferecer serviços através de mutirões de consultas e de cirurgias de catarata. Em João Pessoa, inclusive, está sendo implantado um hospital, voltado para este tipo de assistência, em parceria com instituições e o poder público local.
Outra ação do Lions Clube na Paraíba é a fundação de bibliotecas públicas. Mais de 20 já foram fundadas no município de Santa Rita, na Grande João Pessoa. Além da fundação, as bibliotecas recebem assistência permanente do Lions Clube de Santa Rita.
Também estiveram presentes na solenidade, os vereadores Bruno Farias, João Corujinha e Helena Holanda.
Tecnologia do Blogger.