INSS anuncia novo serviço digital e promete melhorar atendimento na Paraíba



O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) informou nesta segunda-feira (5) que pretende implantar na Paraíba o 'INSS Digital'. O serviço promete agilizar atendimentos e é executado em fase de testes na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.  O INSS disse que o serviço estará disponível "em breve" e não estabeleceu um prazo.

O sistema vai combinar serviços que podem ser feitos à distância ou nas agências e com a construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos. 

Os pilares do projeto são o processo eletrônico, agendamento pela internet para o segurado, ou requerimento por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS, e a distribuição das demandas entre as unidades.

O usuário terá acesso ao 'Meu INSS', pelo endereço, onde há uma central de serviços do cidadão acessível por meio de senha validada diretamente pela internet. Por meio do portal é possível a emissão de extratos e consultas e, desde seu lançamento no início do ano, quase um milhão de usuários já validaram senha de acesso para a central.

Portal Correio