Dia D de vacinação contra raiva em Cães e Gato acontece neste sábado em Juazeirinho; Meta é vacinar 3 mil animais


Teve inicio no último dia 16 de outubro de 2017, a Campanha de Vacinação contra Raiva dos Cães e Gatos no município de Juazeirinho. Por meio da ação desenvolvida pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Secretária Municipal de Saúde que pretende vacinar aproximadamente 3 mil animais.

Na Paraíba, a implementação da Vigilância Epidemiológica da Raiva Humana e Animal tem sido desenvolvida de forma efetiva em todos os municípios do Estado, e a adesão da população às campanhas de vacinação contra raiva tem refletido na diminuição progressiva do número de casos em animais e ausência de casos de raiva humana nos últimos 18 anos.

A profilaxia da Raiva Animal tem sido feita através da vacinação tanto nas campanhas como na rotina, em bloqueios focais quanto da detecção de focos, em campanha de intensificação, além do monitoramento dos animais suspeitos. 

A Raiva é uma doença contagiosa e fatal causada por um vírus que compromete o sistema nervoso central (SNC). A transmissão para seres humanos se dá através de mordida, arranhaduras ou até mesmo de contato com a saliva do animal doente em lesões na pele de outro animal e/ou pessoas. Entre os sintomas da Raiva estão à agressividade, salivação, intolerância a luz e água, isolamento e paralisia nervosa.

De Acordo com a Secretária de Saúde, Joseilda Morais, toda a equipe responsável pela vacinação estará neste sábado no PSF Centro realizando o dia "D" de Vacinação.  

Tecnologia do Blogger.