Prefeitura de Santo André inicia implantação de prontuário eletrônico nas UBS’s


Para garantir mais agilidade nos atendimentos nas unidades de saúde e economia, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), conforme recomendação do Ministério da Saúde. O município é um dos pioneiros no cariri oriental a iniciar implantação do sistema, no dia de hoje participaram da capacitação, recepcionista, técnicos de enfermagem, enfermeiros, odontólogos e médicos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rosenildo Alves, a instalação começou ser feita na Unidade Básica de Saúde da zona urbana, onde estrategicamente funcionará como modelo, em seguida, será instalado na unidade da Malhada Vermelha.

“Será um grande avanço para a coleta, registro e arquivo de informação de saúde dos nossos usuários, permitindo que a equipe de saúde realize a gestão do cuidado de forma integrada, uma vez que o PEC permite a visualização do fluxo do paciente pelos profissionais, de acordo com o perfil de cada um, da recepção à finalização da consulta ou procedimento”, salientou Rosenildo.

Prontuário eletrônico

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma plataforma digital ofertada gratuitamente pelo MS que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.

O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento à população. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério confira online como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro.

Recentemente o município investiu quase 10 mil reais em equipamentos como Tablet’s para os agentes comunitários de saúde, além de fazer uma melhoria na parte de infraestrutura da unidade de saúde. A prefeita Silvana Marinho não tem medido esforços no tocante da saúde.
Tecnologia do Blogger.