Quanto custa um AMIGO? por Edglei Amorim


Quanto custa um AMIGO?
Depende da sua ótica. Existem pessoas caras e outras mais em conta. Quem faz o amigo é você. As suas expectativas te direcionam para uma seara de produção. O campo de colheita vai depender do quanto você estará disposto a investir seu tempo e talentos no cultivo dessa amizade.
Quem me conhece já sabe: sou muito observador! Nessas idas e vindas andei me questionando acerca do condutor que induz chamar de amigo as pessoas que travam apenas algumas conexões conosco. Confesso que a priori fiquei meio frustrado numa escuridão de incertezas, dado que considero a palavra amigo de cunho tão forte e intenso quanto o amor que costuma igualmente ser reduzido a pobreza de uma noite, ao lançarmos para fora um ‘eu te amo’ de forma leviana apenas para transbordar o ego receptor.
Pois bem, o tempo passou até que a luz da ideia acendeu para clarear o terreno onde as pessoas estão plantando as suas amizades. Então vi que a culpa de um amigo mais ou menos não é dele, é nossa. A perspectiva da amizade é nutrida conforme as nossas escolhas. É de acordo com o investimento que fazemos.
Se eu tivesse que usar uma metáfora para ilustrar a profundeza de uma amizade, certamente a origem seria duas covas e duas sementes, sendo uma de coentro e outra de tâmaras. O coentro representaria as amizades instantâneas que podem surgir numa balada, num grupo social e até na política com direito a tapinha nas costas. Mas esse tipo de amizade é inconsistente. Ela serve para um fim, mas não vai até o final. Semelhante ao coentro dá sabor por um tempo, mas o tempo desfaz. A cova do coentro é feita com um dedo, logo rasa e frágil.
Amizade profunda é feito a cova da tamareira: de larga escala e exige toda a sua mão e seu tempo para cultivo. É por isso que as tâmaras representam tão bem esse estilo de amigo. Você sabia que a tamareira demora cerca de 100 anos para produzir enquanto que o coentro, uns 30 dias? A diferença de uma para outra reside na permanência ao seu lado. O amigo coentro é passageiro já o tamareira é pra vida toda. Amizade profunda é aquela que estará sempre ao teu lado, seja vibrante nas conquistas, seja lutuosa na transcendência inevitável. É para sempre.
Cultive ambos, mas não confunda as sementes.
Edglei Amorim
Tecnologia do Blogger.