Volume do açude de Boqueirão, na PB, aumenta para 12% da capacidade total


O volume do açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão atingiu a marca de 12% da capacidade total na manhã desta terça-feira (27). O índice foi confirmado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), que monitora o manancial.
De acordo com os dados divulgados pela Aesa, nesta quarta-feira, o açude de Boqueirão está com 49,43 milhões de metros cúbicos de água. Ele tem capacidade para armazenar até 411,686 milhões de metros cúbicos.
O aumento no volume de água tem ocorrido por causa das recargas garantidas através de chuvas na região, nos últimos dias, além da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, eixo leste, que leva água de Petrolândia, em Pernambuco, para Monteiro, na Paraíba. De Monteiro, a água segue para o açude de Boqueirão, através do Rio Paraíba.
O açude de Boqueirão é usado para o abastecimento da população de Campina Grande e mais outras 18 cidades do Agreste paraibano, levando água para cerca de 1 milhão de pessoas, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba.

G1PB